Podemos começar esse texto com uma pergunta, você sabe o que é de fato a transformação digital? Esse é um assunto que vem ganhando a atenção de alguns e a preocupação de outros, em diversos setores, e teve seu ponta pé inicial nos anos 2.000. Como o próprio nome já diz, vive em constante transformação.
As empresas já sabem que precisam estar atentas a todo momento para se manterem competitivas no mercado, buscando eficiência e inovação. A transformação digital apoia nesta busca constante de melhorar os processos, minimizar perdas e aumentar resultados. Porém, deve ir além da substituição do mecânico por novas tecnologias, deve ser uma mudança de pensamento, colocando as pessoas no centro.
Transformação na ABGI
Assim como a inovação, a Transformação Digital é um meio, não o fim. Para a ABGI não é apenas utilizar de ferramentas e da tecnologia, é cultivar o nosso diferencial e entregar valor para os nossos clientes.
Apesar de ser um tema muito discutido no momento, já está no nosso DNA a busca constante pela melhoria dos processos e compartilhamento de conhecimento, então nos sentimos preparados para trilhar um caminho da Transformação Digital com passos firmes e conscientes.
Marina Loures, nossa diretora de inovação, lidera as ações de Transformação Digital com nossos parceiros, junto com Thiago Souto, nosso analista com foco na automação dos processos e desenvolvimento de ferramentas, e que também conta com o apoio de toda a equipe na adoção de novos comportamentos e olhares.
“Enxergamos a Transformação Digital na ABGI Brasil como uma oportunidade de estarmos mais próximos e conectados com nossos colaboradores, clientes e stakeholders, com um fluxo cada vez mais integrado entre tecnologias digitais e os processos da empresa. Ela nos traz maior agilidade, uso de novas tecnologias, mudança cultural, integração entre as áreas, otimização da nossa operação e maior entrega de valor aos nossos clientes.” – Marina Loures
Então nossas iniciativas também são direcionadas para as pessoas, e não apenas processos e ferramentas. Nossas iniciativas possuem duas frentes: Desenvolvimento da equipe e Desenvolvimento de ferramentas.
Leia também: Transformação digital: mais dados, mais insights
Desenvolvimento da equipe:
– Criação de times enxutos, multidisciplinares e com autonomia.
– Desenvolvimento do pensamento ágil, buscando sempre o que é valor para o cliente, com flexibilidade e comunicação constante.
– Reconhecer e incentivar a busca por novos conhecimentos, competências e habilidades.
Desenvolvimento de ferramentas:
– Criação e melhoria de ferramentas internas. As principais iniciativas envolvem a automatização de dados no Excel e Power BI, deste modo os consultores poderão focar na análise das informações.
– Criação e melhoria de ferramentas para os clientes. Acreditamos no planejamento e desenho de ferramentas personalizadas para o contexto das empresas, então nos empenhamos em soluções automatizadas de acordo com cada desafio.
Portal GERI
Um exemplo de uma ferramenta criada pela Abgi é o Portal GERI, para que pequenas e médias possam identificar quais os principais instrumentos de fomento à projetos de PD&I e Impacto disponíveis, alguns critérios de acesso aos mesmos e informações sobre o ecossistema de fomento. Consideramos importante que todos os nossos clientes tenham conhecimento da dinâmica do fomento.
Observamos que ferramentas padrão são pouco utilizadas pelas equipes dos clientes, até caírem no esquecimento, por não se adequarem à realidade e os desafios de inovação daquela empresa. Por isso, a solução GERI é customizada e conectada as ferramentas internas dos nossos clientes.
O futuro é ágil
Acreditamos no ciclo virtuoso da inovação, pois acreditamos no potencial das empresas brasileiras, no investimento privado em PD&I, como pioneiros na entrega de produtos e serviços melhores, gerando empregos e coletando impostos.
Por isso, fazemos questão de ser uma consultoria ágil que foca em entregar valor para o cliente no presente e apoiando nas suas estratégias de futuro.