Títulos verdes

Hoje em dia existem várias maneiras de investimento em sustentabilidade, e o mercado de capitais tem se mostrado uma importante ferramenta para o financiamento de projetos socioambientais/sustentáveis por meio dos títulos verdes.

O mercado de capitais promove o acesso a diferentes fontes de captação de recursos, uma delas é a emissões de títulos de dívidas, modalidade de maior acesso a financiamento externo, e por isso, é frequentemente utilizada no meio corporativo.

Os títulos verdes, ou Green Bonds, são parecidos com os títulos de dívida tradicionais, mas com a diferença essencial de que só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis – como infraestrutura de energia limpa e renovável, transporte verde e projetos capazes de reduzir emissões e o consumo de água, energia e matérias-primas.

Para conhecer mais sobre o tema, veja este e-book que o time da ABGI preparou para auxiliar as empresas a entender todos os processos e a utilizar com clareza os títulos verdes: ‘Green Bonds: O que são os títulos verdes e como utilizá-los para alavancar a inovação?’

Nossa atuação

Podemos apoiar a sua empresa desde o desenho da abordagem dos Projetos Verdes, até a preparação de dossiê interno para comprovação do investimentos realizados. Conheça o nosso framework de trabalho.

Oportunidade dos Títulos verdes

A emissão de títulos verdes não é exclusivo aos bancos de desenvolvimento, desde de 2013, o tema despertou interesse em empresas, municípios, agências de crédito à exportação e bancos comerciais, que aumentaram significativamente sua participação como Emissores deste tipo de título.

Atualmente é uma importante alternativa de investimento a longo prazo que incentiva projetos de inovação em várias temáticas do desenvolvimento sustentável.

Benefícios para o emissor

  • Diversificação e/ou ampliação da base de investidores, como por exemplo fundos sustentáveis;

  • Impacto sócio-ambiental;

  • Ganho de reputação: maior visibilidade para os Projetos Verdes; Instrumento de marketing positivo diferenciando a emissão dos Títulos verdes das emissões convencionais;

  • Reconhecimento do comprometimento do Emissor com a conservação do meio ambiente e com a mitigação e prevenção dos riscos originados pelas mudanças climáticas;

  • Possibilidade captações com prazos mais longos.

Benefícios para o investidor

  • Maior transparência no uso dos recursos;

  • Convergência com compromissos voluntários;

  • Retorno financeiro: os Títulos verdes, em geral, apresentam retorno financeiro e preços definidos pelo mercado, assim como ocorre para os títulos convencionais.

Veja também:

Conteúdo em destaque

Contato

TENHA O APOIO DA ABGI BRASIL NOS SEUS DESAFIOS DE INOVAR

Clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas