
Um acordo estratégico entre o Volkswagen Group China, a JAC e a SEAT, resultou recentemente na criação de um Centro de P&D na China para o desenvolvimento de projetos de eletrificação, conectividade e condução autônoma, visualizando o país como o principal mercado para veículos elétricos.
A HyperloopTT, empresa que propõe a construção de um trem de alta velocidade para transporte de carga, também anunciou o seu mais novo centro de pesquisa no Brasil. Segundo informações divulgadas na mídia, a posição geográfica e alta concentração de indústrias na região necessárias para compor a cadeia de produção motivaram Elon Musk a escolher o Brasil.
É certo que essas multinacionais começaram o processo de decisão com o mesmo questionamento:
Qual o local mais adequado para construção ou expansão da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação?
A resposta está na criação de uma estratégia de financiamento global, indicando que os projetos podem ter resultados alavancados quando desenvolvidos na localidade mais adequada a partir da análise da vocação tecnológica entre os países, levando em conta as estruturas existentes de PD&I da empresa ou das localidades de interesse para se criar uma nova estrutura.
A ABGI Brasil com apoio da rede global de conhecimento dos consultores da ABGI Group vem auxiliando empresas multinacionais na definição dessa estratégia global de desenvolvimento dos seus projetos de PD&I. Normalmente, a diretoria de inovação nos procura com o objetivo de impulsionar ainda mais as iniciativas da empresa por meio das oportunidades de recursos financeiros para PD&I (ex. incentivos fiscais, fomento não reembolsável e reembolsável, etc).
Dessa forma, a ABGI Brasil desenvolveu uma metodologia para apoiar a empresa na construção da estratégia global de financiamento à inovação.
Veja abaixo o nosso framework de trabalho que inclui a avaliação da estratégia e portfólio de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa, a análise do ecossistema e identificação da vocação tecnológica em todas as localidades que a empresa possui atividades, além da identificação das oportunidades de recursos financeiros e, por fim, a criação da estratégia de Global Funding.

Além da estratégia de financiamento global, as empresas também alcançam outros resultados como:
- Estruturação de governança, processos e ferramentas unificadas para todos os locais
- Alinhamento entre as equipes alocadas em diversos projetos e países
- Otimização dos resultados financeiros dos projetos
- Gestão inteligente do portfólio com foco em inovação e no potencial de captação de recursos
- Criação de um processo contínuo de monitoramento de oportunidades de financiamento
- Desenvolvimento de relacionamento com agências de inovação e parceiros tecnológicos
Um olhar para dentro
O que é mais importante? Escolher um local com boa infraestrutura ou com mais possibilidades de recursos financeiros? Primeiramente, a decisão exige um estudo interno da empresa.
A definição da estratégica de localização das atividades de PD&I inclui:
- Avaliar o contexto operacional atual da empresa
Levantar informações como histórico de inovação, estratégia global do negócio e parcerias existentes.
- Avaliar os projetos de PD&I em desenvolvimento ou planejados
Levantar informações de todos os projetos e ideias buscando categorizá-los segundo aplicação, grau de ineditismo, desafios tecnológicos envolvidos, por exemplo.
- Realizar o mapeamento dos recursos financeiros disponíveis e necessários
Levantar estimativas de gastos a serem incorridos como equipe, material de consumo, máquinas e equipamentos, serviços terceirizados, entre outros.
- Avaliar as necessidades mínimas de estrutura
Levantar a estrutura civil necessária para atender as necessidades do desenvolvimento dos projetos.
Um olhar para o mundo
Concluída a etapa de entendimento da empresa, em seguida, é fundamental uma análise detalhada dos ecossistemas potenciais para desenvolvimento dos projetos de PD&I.
Como exemplo, podemos citar um projeto realizado pela ABGI, em 2017, para a Agência Uruguai XXI, em que foram identificados 10 fatores principais externos que devem ser avaliados na decisão de qual país instalar um Centro de P&D, que também deve ser levados em consideração quando estamos analisando a estratégica de determinação do local para desenvolvimento dos projetos de PD&I de uma empresa multinacional.

A busca pelo local mais alinhado as demandas dos projetos, e alinhado à estratégia da empresa e oportunidades de recursos financeiros, têm resultado aos clientes da ABGI a possibilidade de visualizar o que cada país oferece em relação a cada critério que foi pré-determinado nas análises inicias do negócio.

O estudo do ecossistema de inovação dos países, alinhado ao levantamento dos recursos financeiros aderentes ao portfólio da empresa, permite que a equipe da ABGI suporte na priorização do portfólio de projetos, e na criação de um Mix de Fomento, contendo a melhor combinação das oportunidades de captação de recursos e incentivos fiscais, e por fim, a recomendação da localização para desenvolvimento dos projetos.


Um olhar da ABGI
Ao utilizar esta estratégia de Global Funding como um dos orientadores para o desenvolvimento dos projetos de PD&I, as empresas diminuem os riscos econômicos ao investirem em inovações de produtos ou processos, aproveitando um ambiente favorável para que tenham acesso a novos mercados e clientes, realizem parcerias, criem e protejam suas propriedades intelectuais e se tornem mais competitivos e sustentáveis.
A ABGI Brasil auxilia as empresas a iniciarem seus investimentos internacionais com a avaliação completa da implantação de uma nova estrutura de PD&I, assim como otimizar os investimentos de empresas que já possuem várias estruturas em diferentes países, sugerindo os processos e ferramentas certas para implantar uma gestão de portfolio alinhada às oportunidades de fomento, a fim de alcançar continuamente a estratégia de Global Funding.
