Na última terça-feira (27/08), aconteceu a cerimônia de lançamento do programa Centelha, o Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Amazonas. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas é um dos parceiros desse programa, com sua política de educação baseada nos teipes Ensino, Pesquisa e Extensão o IFAM promove a pesquisa e a inovação.
Por meio de sua incubadora AYTY o IFAM apoia novas startups e ideias inovadoras, que devem estar alinhados com os objetivos de desenvolvimentos sustentáveis os ODS da agenda da ONU para 2030, além disso a sintonia com os arranjos produtivos locais também são amplamente valorizados.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Amazonas, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
As propostas ao Programa Centelha poderão ser submetidas por:
Pessoa física (coordenador do projeto) que, se aprovada, deverá constituir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP) com sede no estado participante para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica; ou
Pessoa física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP), sediada no Estado participante, com data de constituição em até 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do edital;
Participam do Programa Centelha os seguintes estados: AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE.