Quando a competição sai de cena, surge a cooperação. Essa foi a premissa que reuniu mais de 60 clientes de organizações inovadoras, no dia treze de abril, no evento on-line, “Eixos estruturantes: Da estratégia ao fomento”, junto a Abgi e a Inventta.
Com essa perspectiva que compreendemos e construímos nosso ecossistema de inovação: uma rede de empresas parceiras que se conectam através da confiança, do equilíbrio, do dinamismo e, sobretudo, da sinergia entre os negócios.
Mesa redonda
O pano de fundo da discussão foi o Mapa da Inovação Corporativa da Inventta, que junto a AEVO, realizou um levantamento de como as empresas estão gerindo a inovação.
No evento discutimos sobre como ter uma visão ampliada, no ponto de vista do gestor de inovação. Desde a decisão de conectar pautas de inovação à estratégia da organização de forma estruturada, até os potenciais resultados. Observando, sobretudo, que recursos deverão estar previstos para cada etapa do processo, e suas particularidades, passando por:
- Direcionamento dos esforços de inovação;
- Captação e gestão de recursos financeiros;
- Lei do bem e incentivos setoriais;
- Construção de ecossistemas de inovação.
Durante o encontro com nossos clientes, dois temas foram bastante citados como cruciais para as empresas presentes: o grau de maturidade da empresa para a estruturação adequada da gestão de inovação e a importância de fomentar a cultura de inovação.
As empresas apontaram que sentem dificuldades em saber o próximo passo, em meio a tantas inciativas simultâneas, e indicando como prioridade as ações de promoção dos temas de inovação, e de comportamentos que suportem a inovação na equipe, como essenciais para a manutenção do negócio.
Segundo o estudo realizado pela Inventta, apenas ¼ afirmaram que têm a inovação e estratégia alinhados e desdobrados juntos às lideranças. Esforços de inovação totalmente alinhados com a estratégia e os desafios do negócio aumentam as chances da inovação ganhar força e ter sucesso dentro da organização. Caso contrário, corre-se o risco da inovação “morrer” por falta de apoio da liderança e falta de engajamento da equipe, logo, resultando em ações com pouco resultado.
Para a CEO da Abgi Brasil, Maria Carolina, as atividades de P&D ainda tem papel de destaque no ecossistema de inovação.
“A Pesquisa e Desenvolvimento segue como um importante esforço condutor da inovação nas organizações, e temos notado um amadurecimento das empresas em iniciativas com outros direcionadores, como ESG e transformação digital, com foco nas necessidades de clientes e do impacto do negócio no meio ambiente e do ponto de vista social.” declara Maria Carolina.
A Inventta e a Abgi Brasil possuem expertises paralelas, mas que, somadas e integradas, têm conduzido organizações a conseguirem sucesso ao inovar. Estratégia no papel não gera valor, não gera inovação, é preciso sempre buscar novas rotas e utilizar os recursos disponíveis.
“De um lado, a consultoria que estrutura e consolida as trilhas de conhecimento, o planejamento e a execução dos projetos de inovação e do outro, a especialista em estratégias financeiras e de fomento que, busca as melhores soluções, através da captação dos recursos e ferramentas”, afirma Bruno Moreira.
Quer saber sobre como ampliar o potencial de inovação da sua organização alinhado com o uso estratégicos de todos os recursos financeiros disponíveis no Brasil e em outros países? Então junte-se a nós neste bate-papo, acompanhando o blog da Abgi e da Inventta.