Atuar com inovação envolve lidar com riscos e incertezas, e para isso, ter um pensamento não óbvio pode ajudar a entender os cenários e antecipar as mudanças de mercado. Eu mergulhei para encontrar alternativas para entender como são criadas as novas tendências, e cheguei até o livro “Não Óbvio – Como antecipar tendências e dominar o futuro”, do autor Rohit Bhargava, que traz uma abordagem muito interessante sobre a origem das novidades que revolucionam os negócios das empresas, e os comportamentos das pessoas que as lideraram. Leitura essencial para quem trabalha com inovação e busca promover um ambiente aberto.
O livro chama a atenção por trazer de forma clara como identificar ideias e tendências, além de justificar e relacionar sua aplicação com fatos que representam viradas nos negócios de diversas empresas.
O livro também é uma ótima oportunidade para ampliar a forma como observamos o mundo, para aprendermos a ver detalhes que muitas pessoas deixam passar despercebidos. No nosso ecossistema, estes detalhes podem ser a chave para a inovação. Afinal, como menciona o livro: “o futuro vai pertencer às pessoas treinadas para ver o que as outras não veem”.
Vejas alguns destaques de um pensamento não óbvio:
Vocês já pararam para refletir sobre a quantidade de conteúdo que temos disponível na palma de nossas mãos?
As ferramentas digitais facilitaram a divulgação de ideias, entretanto precisamos cada vez mais filtrar os conteúdos que iremos absorver. Já pensaram em como observar esses conteúdos de forma diferente da maioria? Como surgem as diversas tendências de inovação tecnológica?
Os grandes inovadores são aqueles que têm o pensamento não óbvio, e essas tendências surgem a partir daí.
Mindset de crescimento x Mindset fixo
Pessoas com um mindset de crescimento acreditam que o sucesso é resultado de aprendizado, trabalho duro, determinação e buscam desafios, aprendizado contínuo e que suas habilidades e competências são determinadas e se restringem a serem boas ou ruins em alguma coisa, focando seus esforços em tarefas supridas por suas habilidades naturais.
O Livro ainda nos apresenta ainda, que os pensadores não óbvios demandam outros cinco mindsets adicionais, são eles:
- Ser observador
- Ser curioso
- Ser inconstante
- Ser pensativo
- Ser elegante
“A maneira mais confiável de antecipar o futuro é entender o presente.”
JOHN NAISBITT, futurista que previu a evolução da sociedade industrial para a sociedade da informação em 1982.
Vocês sabem qual a diferença entre modismo e tendência?
O modismo, define algo popular por um breve período, e a tendência, define o comportamento ou crenças que se desenvolvem ao longo do tempo.
Identificar tendências é como encontrar uma agulha no palheiro, primeiro há uma reunião de várias ideias e histórias (palha), depois é feita uma análise desse conjunto para verificar se ele revela alguma tendência (agulha).
Daqui surge o método do palheiro que possui cindo etapas:
- Coletar
- Agregar
- Levantar
- Nomear
- Provar
Pensamento de intersecção
Um método para conectar conceitos e crenças de diferentes indústrias para criar novas ideias e produtos.
- Foque nas semelhanças
- Aceite ideias acidentais
- Desvie para o desconhecido
- Seja persuasível
Como exemplo da aplicação dos métodos do pensamento de intersecção é possível citar a Starbucks, que até o meio da década de 1980 atuava no mercado com a venda de equipamentos domésticos para preparo de café.
Neste caso, a virada veio em uma viagem de Howard Schultz até Milão para uma convenção representando a empresa. Lá, Schultz se espantou com a quantidade de lojas de café expresso italiano, algo que poderia ter passado despercebido como uma ideia acidental.
Em seu retorno a Seattle, ele convenceu os proprietários a criar uma cafeteria na cidade. Anos depois, Schultz comprou a empresa e a tornou mundial.
Dica para oferecer uma oficina de tendência: Uma visão voltada para as tendências pode ajudar a mudar uma missão de negócios, otimizar o engajamento de clientes e a estratégia de marketing, transformando a cultura corporativa.
Megatendência da Identidade Amplificada
Megatendência é um conjunto de tendências que conduz a um ponto comum nas mudanças de crenças e comportamentos. A megatendência da Identidade Amplificada refere-se ao crescimento do individualismo a nível mundial, onde pessoas estão cuidadosamente construindo todos os dias a forma como são notadas online e offline, buscando fama e se expondo a ponto de se tornarem vulneráveis.
Essa tendência destaca como estamos cada dia mais individualistas, e como almejamos transparecer sucesso pelas redes sociais. Neste caso, há benefícios como a possibilidade de pessoas marginalizadas pela sociedade apresentarem seu talento e mudarem o rumo de suas vidas. Ao mesmo tempo, essa exposição impõe o malefício do julgamento constante, que devido a normalização das críticas abusivas em redes sociais pode gerar uma imensidão de ataques. Nos negócios, há um ambiente extremamente propício para marcas estabelecerem perfis, traçarem comportamentos, atingir e criar públicos cada vez mais maiores.
De forma geral, essa tendência traz pontos positivos e negativos, que são maximizados pela forma de utilizá-la.
De modo geral, compartilhar nossa história com os clientes cria um processo de aproximação, humildade e confiança. Apresentar nossa história, envolvendo o que fazemos e o porquê fazemos incorre em um aumento do interesse do público e cria um vínculo maior de confiança e parceria.
Megatendência do Lucro com Propósito
A megatendência do Lucro com Propósito refere-se ao interesse cada vez maior das empresas em causas sociais e ambientais. Esse interesse deve-se a exigência cada vez maior dos consumidores por posicionamentos claros das grandes marcas em relação a problemas colocando o propósito a frente de qualquer coisa. Tudo isso deve-se também a uma transparência cada vez maior dos negócios e produções gerada pela internet.
Com um consumidor cada vez mais criterioso, o jeito de fazer produtos e administrar o negócio importa cada vez mais.
Tecnologia Protetora
A megatendência de Tecnologia Protetora refere-se a presença de tecnologias preditivas em nosso cotidiano visando garantir mais segurança e tornar a vida mais conveniente, porém o acesso a privacidade é algo necessário para esse funcionamento.
Essa tendência destaca a presença de roboterapia, insideables e outros recursos presentes em nossa vida automatizando nosso cotidiano e nos protegendo ao mesmo passo que invadem nossa privacidade.
Seja um exemplo de tecnologia, use-a com sabedoria e responsabilidade.
Última grande dica, é, olhe para dentro de sua empresa e identifique funcionários dedicados a inovação para inovar por dentro, não apenas com auxílio externo.
O Não Óbvio é uma leitura que recomendo para todos. E você? Quais comportamentos você já possui e quais ainda precisa desenvolver? Continue a ler este tema no artigo: A inovação: definição, conceitos e exemplos