Micro e pequenas empresas, além de startups, ganharam uma nova linha de financiamento específica, o Inovacred Expresso. O instrumento é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem como objetivo apoiar a inovação em empresas com receita operacional bruta anual de até R$16 milhões.
Um dos grandes diferenciais da nova linha é que não há a exigência de apresentação de um projeto de inovação para submeter o pedido de financiamento. “A empresa não precisa ter um projeto já desenvolvido, mas precisa comprovar seu caráter inovador”, explica Luiz Otávio Damasceno Pinheiro, analista de projetos da Finep.
Formas de comprovação
A comprovação do caráter inovador pode se dar de três formas distintas:
Ter recebido ao menos um dos seguintes apoios do governo: incentivos fiscais à P&D e inovação tecnológica nos últimos cinco anos; subvenção econômica à P&D nos últimos dez anos; financiamento a projetos de P&D e inovação tecnológica nos últimos cinco anos – com ou sem parceria com universidades ou institutos de pesquisa; bolsas RHAE/CNPq para pesquisadores em empresas nos últimos cinco anos; aporte de venture capital baseado em recursos públicos nos últimos cinco anos.
Ter histórico na área de Propriedade Intelectual/Direito Autoral: possuir registro de patente no INPI nos últimos cinco anos; possuir registro de Direito Autoral nos últimos cinco anos – aplicável somente em caso de software; ter pedido de patente no INPI no mesmo ano da solicitação de empréstimo ou nos dois anos anteriores.
Estar instalada em Incubadoras de Base Tecnológica ou Parques Tecnológicos
Agilidade
A analista da Inventta+bgi Bruna Soly explica que a medida busca agilizar ao máximo a liberação dos recursos. “Com os pré-requisitos, a Finep consegue identificar com mais rapidez as empresas com perfil inovador, que são o foco do Inovacred Expresso”, afirma.
Outro ponto positivo, segundo a analista, é que a operacionalização da linha de financiamento não está centralizada na Finep, mas ficará sob responsabilidade de agentes financeiros estaduais. “Essa medida potencializa o investimento em inovações locais, uma vez que nem sempre uma empresa inovadora com foco regional consegue prioridade em agências nacionais”.
O Inovacred Expresso disponibiliza financiamentos de até R$150 mil. Não é exigida contrapartida das empresas e o prazo de financiamento é de até quatro anos, incluída a carência. São considerados itens financiáveis:
- Equipamentos nacionais e importados;
- Aquisição de Softwares vinculados ao Desenvolvimento de Produto/Processo/Serviço Inovador
- Matérias-primas e materiais de consumo ligados à prototipagem ou lotes pioneiros
- Serviços de consultoria tecnológica
- Marketing e comercialização do produto/processo/serviço inovador
- Patenteamento e licenciamento
- Compra de tecnologia
- Treinamento
- Testes e certificação