Mapa de Fomento à Inovação

Infográfico apresenta todas as modalidades de recursos financeiros
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Há diversas modalidades de apoio para universidades, instituições de pesquisa, e para empresas, de todos os portes e setores, que desejam inovar.

Cada vez mais, as empresas buscam viabilizar a inovação de forma contínua, inteligente e com menor custo. Para isso, é necessário conhecer os mecanismos de apoio à inovação existentes no País, e realizar a melhor combinação entre eles. De forma a auxiliar às empresas a inovarem, a ABGI mapeou as principais oportunidades, contemplando:

  • Apoio Financeiro Direto: O apoio financeiro direto consiste em uma forma de assistência financeira, na qual entidades públicas e/ou privadas podem apoiar empresas e/ou outras organizações que realizem atividades de PD&I, por meio da transferência direta de recursos. Esse apoio pode ser fornecido por meio de modalidades como crédito subsidiado, subvenção econômica e recursos não reembolsáveis, podendo resultar em desenvolvimento econômico, estímulo à inovação e retornos socioambientais positivos.
  • Apoio Financeiro Indireto: Os mecanismos de apoio financeiro indireto consistem em uma forma de assistência econômica que não envolve a transferência direta de recursos financeiros, mas se refere às medidas e políticas que beneficiam as empresas de forma a promover o crescimento, incentivar a inovação e fortalecer setores estratégicos. Esse apoio pode ser fornecido por meio de isenção, dedução, compensação, dentre outros modelos que reduzem a carga tributária das empresas que investem em PD&I. O objetivo deste tipo de medida é criar um ambiente econômico favorável ao desenvolvimento empresarial, sem a necessidade direta de transferências financeiras.
  • Outras Formas de Apoio: São instrumentos de apoio destinados a incentivar a inovação nas empresas, além de seu relacionamento com órgãos públicos e instituições de pesquisa. O apoio não ocorre necessariamente por um estímulo financeiro, mas por meio de serviços tecnológicos, formação de redes de cooperação, compartilhamento de infraestrutura de PD&I, aceleração de negócios inovadores, entre outros.

 

Confira o conceito de cada instrumento neste artigo: Detalhando o Mapa de Fomento à Inovação e ESG

mapa-fomento-inovacao-esg

A ABGI apoia as empresas a otimizar seus investimentos em inovação aplicando uma inteligência financeira na construção da melhor estratégia de captação de recursos e fomento à inovação.

Sua organização utiliza ou já utilizou algum destes mecanismos, sejam diretos ou indiretos? Vamos conversar sobre os seus projetos e as possibilidades de apoio à inovação.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários