Explorando o potencial da Lei do Bem na mineração

Uma oportunidade para ampliar os benefícios e incentivos fiscais e de favorecer para um ambiente mais sustentável.
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Sabe-se que a Lei do Bem, nº 11.196/2005, tem como objetivo estimular a inovação tecnológica e a pesquisa científica. A inovação abordada deve envolver incertezas e riscos tecnológicos, além de ser significativa para a empresa que a desenvolve. Seus benefícios incluem a redução do imposto de renda e contribuição social, visando estimular um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos produtos ou processos de fabricação.

 

Lei do Bem no setor de Mineração

No contexto do setor de mineração, a Lei do Bem desempenha um papel crucial ao impulsionar a inovação e a modernização das práticas operacionais, como o desenvolvimento de novos processos que inclui tecnologias de extração mais eficientes, automação de processos, análise de dados avançada e desenvolvimento de métodos mais sustentáveis.

Ao adotar abordagens inovadoras, as empresas otimizam a produtividade, melhoram a segurança dos trabalhadores e minimizam o impacto ambiental, tornando o setor de mineração mais competitivo e alinhado com os desafios contemporâneos de sustentabilidade. Sendo assim, é evidente que uma empresa, ao aderir à Lei do Bem, terá o apoio para que os projetos de PD&I sejam efetivamente desenvolvidos, fortalecendo seu crescimento, e contribuindo para um setor de mineração mais sustentável e dinâmico como um todo.

Leia também: Setor de mineração se apoia na inovação, mas utiliza pouco dos incentivos da Lei do Bem

 

Inovação no setor

Nos últimos anos, as mineradoras apresentaram avanços significativos em termos de inovação, impulsionados por novas tecnologias e uma crescente demanda por eficiência e sustentabilidade. Dessa maneira, pode-se listar a seguir alguns exemplos de tipos de inovação recentes nesse setor, e que possuem o potencial de transformar a indústria de mineração.

Primeiramente, o uso de sensores, drones, veículos autônomos e outras tecnologias digitais possibilitou o monitoramento em tempo real de operações de mineração, melhorando a eficiência, a segurança e a gestão de recursos. Na área de mineração subterrânea, a utilização de equipamentos remotos e automatizados nas minas, trouxe como benefícios a redução da exposição dos trabalhadores a estes ambientes e melhoria da produtividade. Além disso, foram também desenvolvidas tecnologias de extração mais eficientes, com novas técnicas de perfuração, extração e fragmentação de minerais, possibilitando o aumento da recuperação de recursos e redução do desperdício.

Leia também: Oportunidades de fomento para o setor de mineração

Vale destacar também que, visando maior segurança das barragens, os setores de P&D das mineradoras se concentraram em tornar a mineração mais ambientalmente sustentável, com práticas de recuperação de áreas degradadas e uso eficiente de recursos hídricos. Ainda nessa linha de pesquisa, muitos projetos foram direcionados também para o reaproveitamento de resíduos de mineração, com o intuito de recuperar os metais ainda presentes.

Foram também desenvolvidas novas tecnologias mais eficientes de processamento de minerais, como a classificação por sensores e a separação por gravidade, que estão sendo desenvolvidos para aumentar a recuperação de recursos. De forma complementar, a Inteligência Artificial e a análise de dados estão sendo muito utilizadas para otimizar a operação de minas, prever falhas de equipamentos e melhorar tomada de decisões de projetos em andamento.

Tem interesse em aproveitar e explorar o potencial da Lei do Bem para os projetos de inovação de produto ou processo desenvolvidos na empresa?

É possível contar com a Abgi, uma empresa de Consultoria e Assessoria especializada, que utiliza e observa as melhores práticas, visando que sejam aproveitadas todas as oportunidades ofertadas pela Lei do Bem. Somos os parceiros ideais para auxiliá-los neste momento, os acompanhando e orientando durante todo o processo para tomada do benefício, buscando juntos os melhores resultados.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários