Inovação e fontes de recursos para a indústria têxtil

Uma das indústrias mais importantes do Brasil busca a inovação para atender as novas demandas dos consumidores de forma sustentável
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do ocidente, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), integrando desde a produção das fibras, como plantação de algodão, passando pelos processos de fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções até o varejo.

Por ser um dos setores mais antigos instalados no país, enfrenta novos desafios para modernização da produção e adoção de práticas ESG. Para recuperar os resultados anteriores a 2020, as empresas investem no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

 

As novas demandas da indústria têxtil

A inovação no setor têxtil está redefinindo a relação de funcionalidade para os tecidos de acordo com novas demandas. Há o desenvolvimento de tecidos de alto desempenho para atender às necessidades específicas de diversas atividades, desde as roupas esportivas, saúde, arquitetura, indústria automobilística até vestuário de proteção. Avanços em técnicas de impressão 3D e tecidos inteligentes estão permitindo a criação de têxteis adaptáveis que respondem ao ambiente e às necessidades do usuário em tempo real.

Essas inovações estão moldando um futuro onde o têxtil possui um papel importante e atua em vários setores para atender as novas necessidades e anseios dos usuários. A modernização e surgimento de novas tecnologias para impulsionar o crescimento desse setor tem sido de extremo interesse para investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

 

Indústria têxtil e o meio ambiente

A indústria têxtil também tem presenciado o surgimento de uma onda de inovação transformadora a partir dos avanços tecnológicos aliados a uma crescente consciência ambiental.

O desenvolvimento de novos materiais, desde fibras sustentáveis derivadas de fontes renováveis, a busca pela redução de químicos nos processos de beneficiamento e o surgimento de tecidos inteligentes atuando como tecnologia vestível, está revolucionando a forma como o design e o processo é concebido, permitindo a personalização e a redução do desperdício.

Essas inovações não apenas melhoram a eficiência da produção, mas também abrem espaço para uma indústria mais responsável, atendendo às demandas do consumidor final que aliam conforto, usabilidade, qualidade com a sustentabilidade, tema tão discutido nos últimos anos.

 

Próximo passo da indústria

Um caso de investimento promissor associado à inovação no setor têxtil é a tecnologia para reciclagem avançada de tecidos. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental da indústria, a demanda por soluções de reciclagem de tecidos está em ascensão.

Uma empresa que oferece uma tecnologia inovadora para desmontar e reciclar fibras têxteis de maneira eficiente e econômica pode capturar uma fatia significativa do mercado em crescimento.

Além disso, essa tecnologia pode ser aplicada em parcerias com marcas de moda líderes para ajudá-las a atingir suas metas de sustentabilidade. Com uma demanda crescente por soluções ambientalmente conscientes e um mercado global ávido por inovação no setor têxtil, essas iniciativas representam um caso de investimento promissor com potencial de crescimento significativo.

 

Investimento em inovação

O desenvolvimento dessas iniciativas requerem investimentos constantes e consistentes em atividades e projetos de inovação. O setor conta com várias fontes de recursos, por exemplo:

Confira quais são todos os mecanismos de apoio à inovação no texto: Detalhando o Mapa de Fomento à Inovação e ESG

Destacamos que a Lei do Bem, criada para incentivar a inovação tecnológica nas empresas, pode apresentar um impacto positivo na indústria têxtil. Trata-se um incentivo fiscal que reduz diretamente nos impostos do IRPJ e CSLL.

Leia também: Um dos segredos de grandes empresas inovadoras é o uso contínuo de mecanismos financeiros de apoio à P&D

Por mais que esse setor seja mais convencional, ele pode se beneficiar cada vez mais da tecnologia e da inovação em áreas como materiais avançados, processos de produção eficientes e sustentáveis e desenvolvimento de produtos têxteis inteligentes.

As empresas que atendem aos critérios estabelecidos pela Lei do Bem e investem em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dentro do setor têxtil pode ser classificado como enquadráveis para incentivos fiscais oferecidos pela Lei do Bem, o que pode incentivar ainda mais a inovação e o progresso tecnológico dentro desse setor. Tais incentivos não só impulsionam a competitividade das empresas têxteis brasileiras como contribui para o avanço tecnológico desse setor no país.

Caso você considere que sua empresa não possua atividades de inovação ou não tenha possibilidades de acessar esses recursos, gostaríamos de apresentar que inovação sua empresa tem um potencial muito maior que pode imaginar.

Entre em contato com nossos especialistas e faça um diagnóstico gratuito, vamos avaliar quais oportunidades de recursos financeiros estão disponíveis para alavancar o seu negócio.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários