
As empresas brasileiras têm enfrentado momentos de revisão de sua estratégia de investimentos, com foco na diferenciação de seus produtos e redução de custos operacionais.
Neste contexto, a Lei do Bem, há mais de 10 anos, vem sendo utilizada para alavancar a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como para aprimorar os já existentes na empresa, tornando-as mais competitivas e preparadas frente as transformações de mercado.
Ao longo dos anos de vigência da Lei do Bem, percebemos que as empresas têm demonstrado focos diferentes no aproveitamento dos incentivos fiscais. Umas tem se posicionado de forma mais estratégica, visto o grande volume de atividades de PD&I que desempenham, outras focam apenas na utilização mais segura, porém sem muitos investimentos internos na estruturação de controles.
Neste contexto, a partir de toda experiência a ABGI apresenta neste ebook os graus de maturidade das empresas para utilização dos incentivos fiscais da Lei do Bem, os principais desafios enfrentados e suas possíveis soluções, com a recomendação de ações a serem implantadas conforme o foco de cada empresa.