O Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Brasil, lançam em conjunto a chamada pública Finep-RCN em 2020, para apoio de projetos a serem iniciados em 2021, cooperativos entre instituições de pesquisa e empresas para o desenvolvimento de serviços / tecnologias na indústria petrolífera.
A Finep e a RCN apoiarão projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas, por meio de seus respectivos instrumentos financeiros, das seguintes linhas temáticas: redução de gases de efeito estufa, eficiência energética e meio ambiente; estudo do subsolo, incluindo o uso de CO2 para recuperação avançada de petróleo (EOR); perfuração, conclusão e intervenção; produção, processamento e transporte; acidentes graves e ambiente de trabalho e tecnologia de materiais.
O objetivo para os dois países é financiar um portfólio de projetos que cubram o maior número possível de linhas temáticas. O número de projetos financiados dependerá do número e da qualidade das propostas enviadas e dos recursos financeiros disponíveis.
O projeto pode incluir a colaboração com parceiros industriais e/ou parceiros do setor de P&D (universidades, institutos de pesquisa etc.). No entanto, isso não é um requisito obrigatório.
A Finep destinará até R$ 5 milhões e a RCN alocará até 15 milhões de NOK para esta chamada conjunta. O prazo de entrega das propostas vai até dia 12 de maio.
Veja o edital: Microsoft Word – Edital.odt (finep.gov.br)