Desistir também é bom

Seth Godin explica por que abrir mão de projetos é importante para se chegar ao topo
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Desde o apogeu dos livros de autoajuda e daqueles que oferecem sete passos para se conseguir quase tudo na vida – dinheiro, fama, sucesso, amigos –, máximas como “nunca desista” ou “os vencedores são aqueles que se mantêm persistentes” parecem ter se tornado verdades absolutas. Na visão do guru do marketing Seth Godin, porém, esses aforismos não passam de péssimos conselhos. “Acredite ou não, a desistência também pode ser uma ótima estratégia, uma forma inteligente de gerenciar sua vida e sua carreira”, sentencia.

A ideia de que desistir é um passo tão importante quanto insistir é defendida por Godin em seu livro “O melhor do mundo” (The dip, no original). Em uma linguagem bastante clara, o autor explica que somente desistindo de outros projetos e oportunidades é possível se tornar “o melhor do mundo” em seu campo de especialização. E se você talvez imagine que não é preciso se tornar o melhor para se sobressair em sua área de atuação, Godin faz um alerta: “as pessoas não têm tempo e não gostam de se arriscar. Sem muito tempo ou oportunidade para experimentar, nós intencionalmente reduzimos nossas escolhas ao que consideramos melhor”.

A obra “O melhor do mundo” tem versão em português pela editora Sextante. O livro tem 112 páginas e preço médio de R$ 17. Para ler uma resenha, clique aqui.

 

Sobre o autor

Seth Godin é o criador da primeira empresa de marketing online que se tem registro, a Yoyodyne. Em 1998, a companhia foi vendida para o Yahoo! por um valor próximo de US$ 30 milhões e Godin se tornou vice-presidente de marketing do Yahoo!, cargo que ocupou durante um ano.

Sua fama, porém, advém principalmente dos seus 14 livros, traduzidos para mais de 30 línguas, e de seu blog sobre marketing e administração, reconhecido mundialmente.

Para conhecer mais sobre o autor e suas ideias mirabolantes, que o levaram a ser conhecido como o “guru do marketing”, ouça a esse podcast, com a entrevista que Godin concedeu a Brian Clark, do site Copyblogger, em 2011.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários