As novas exigências trazidas pela pauta ambiental, social e de governança corporativa (ESG), revelam uma nova fonte de inovação para as empresas, constituindo uma ótima oportunidade, mas que vem acompanhada por muitos desafios.
A agenda ambiental tem uma atenção especial, que advém das crescentes demandas por soluções inovadoras e que sejam capazes de propiciar a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono. Um dos desafios no qual essa transformação se esbarra, além, dos desafios tecnológicos, é a necessidade de recursos financeiros para que possam se colocados em ação os planos para atingimento das metas estabelecidas.
De maneira geral, o setor financeiro oferece uma grande variedade de produtos de investimento, nos quais os aspectos ESG são integrados em graus e formas diferentes.
Quando se fala em projetos de desenvolvimento tecnológico que visem suprir estas lacunas, há diversos instrumentos para fomentar a inovação que também podem ser aplicados às iniciativas de desenvolvimento sustentável. Há também diversos instrumentos de fomento que são específicos para as atividades que proporcionem impactos ambientais, sociais e de governança que sejam positivos.
Confira nosso Mapa de Fomento Sustentável e assista o detalhamento das finanças verdes com nossa coordenadora de inovação e ESG, Fernanda Freitas.