Como estruturar a parte técnica de projeto de PD&I

Veja a definição, conceituação e estruturação técnica de um projeto para a Lei do Bem.
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Como sabemos, as condições para utilização dos benefícios da Lei do Bem, é, que a empresa deverá elaborar projeto de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, com controle analítico dos custos e despesas integrantes para cada projeto incentivado. O que reforça a importância de uma gestão do conhecimento e de projetos consolidada.

Tendo em vista os controles necessários para atender a legislação, a seguir apresentaremos o conceito do que vem a ser um projeto de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica (projeto de PD&I), quais as informações necessárias para elaboração e execução do mesmo e quais as metodologias de gestão disponíveis.

Conceito de projeto

Um projeto pode ser definido como” um esforço temporário empreendido, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (Guia PMBOK, 2008). A norma NBR ISO 21.500 define o projeto como “um conjunto único de processos que consiste em atividades coordenadas e controladas com datas de início e fim, empreendidas para atingir os objetivos do projeto”.

Diante dos conceitos acima, podemos definir projeto como um conjunto de atividades coordenadas, com início e fim, que buscam alcançar, a partir de uma metodologia definida, os objetivos específicos delimitados no escopo do projeto.

Na prática, os projetos podem ter diversos objetivos, como, por exemplo, grandes investimentos e desenvolvimento de produtos e/ou processos. Tais projetos, por sua vez, podem ser de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica (PD&I), desde que envolvam incertezas e esforço tecnológico para o seu desenvolvimento.

Projetos de PD&I

O ciclo de vida de um projeto de PD&I, de acordo com a Norma ABNT, pode ser entendido como as “atividades consecutivas e encadeadas abrangidas pelo período compreendido desde o planejamento que leva à primeira apropriação dos conhecimentos reunidos para o projeto da PD&I, até sua conclusão, documentação e avaliação final”.

Então, os projetos de PD&I são aqueles que durante seu ciclo de desenvolvimento e execução incluam atividades inovativas como forma de atingir o objetivo final, no caso a introdução de produtos e/ou processos novos e/ou melhorados no mercado.

Quanto às características gerais de um projeto de PD&I, a Norma da ABNT diz que “os projetos de PD&I caracterizam-se pela presença de inúmeras variáveis, o que pode aumentar o grau de incerteza associado a sua execução”.

Contudo, tendo em vista o grau de incerteza e a complexidade de um projeto de PD&I, algumas ações e informações podem ser necessárias para que os resultados objetivados no escopo do projeto sejam alcançados. A seguir trataremos das informações que acreditamos ser necessárias na elaboração e execução de projetos de PD&I.

Informações para elaboração e execução de projetos de PD&I

Quando da elaboração e execução de um projeto de PD&I, conforme a Norma da ABNT 16502 e a prática vivenciada pelas empresas, é importante o detalhamento e controle dos seguintes elementos:

  • Escopo do projeto.
  • Detalhamento dos objetivos.
  • Resultados esperados.
  • Atualização da avaliação de riscos.
  • Método a ser utilizado na execução.
  • Atribuição de papéis, autoridades e responsabilidades.
  • Planejamento da sequência lógica de atividades.  
  • Soluções e recursos técnicos a serem utilizados no projeto.
  • Definição dos meios necessários.
  • Estabelecimento do cronograma físico.
  • Orçamento.
  • Definição dos mecanismos de monitoramento, controle e avaliação.

Como percebemos acima, para elaboração e execução de um projeto de PD&I é recomendado que a organização estabeleça um alto nível de controle das informações dos seus projetos, bem como realize um acompanhamento bem próximo do mesmo, tendo em vista o seu alto nível de complexidade e incertezas.

A importância dos controles internos como estratégia para maximizar os incentivos fiscais

Além do mais, essas informações são bastante úteis para fins dos incentivos fiscais à inovação tecnológica, já que a partir delas a empresa pode avaliar o potencial de enquadramento dos seus projetos perante os conceitos relacionados a tais incentivos, atender as exigências de controle dos projetos de PD&I, bem como documentar as informações dos mesmos para fins de comprovação em uma eventual fiscalização e para a prestações de contas no Ministério, feito todo ano pelas empresas.

Para entender melhor, assista nosso Webinar com todas as Boas Práticas da Lei do bem.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários