Análise de dados como aliada na estratégia de inovação 

Identifique oportunidades e tome melhores decisões ao adicionar critérios de priorização de portfólio baseados em dados de fomento público
Picture of Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Sua empresa já imaginou utilizar a análise de dados dos recursos financeiros à inovação disponibilizados nos últimos anos para criar critérios de priorização de portfólio e definição da estratégia de inovação? 

Essa análise pode otimizar a alocação de recursos financeiros e maximizar o valor do portfólio para a organização, à medida que a estratégia de inovação e a gestão de portfólio estão alinhadas à gestão de fomento e incentivos fiscais.  

Confira a estratégia que a equipe da ABGi sugere aos seus clientes para otimizar seus investimentos em inovação. 

 

O alinhamento entre gestão de portfólio e fomento 

Ao longo dos anos de atuando junto às áreas de inovação e sustentabilidade das empresas, a ABGi identificou boas práticas na gestão de portfólio. Para alcançar uma gestão estratégica dos recursos que alavanque os resultados da inovação, é essencial aproximar o responsável ou a área de gestão de fomento e incentivos fiscais da gestão de projetos. 

Este alinhamento traz diversos benefícios significativos para as organizações, dos quais destacamos três principais: 

  • Fortalecimento da cultura de inovação: A colaboração entre as áreas e equipes envolvidas cria um ambiente que valoriza a inovação como elemento central para o sucesso. 
  • Aumento da capacidade de inovação: Com a identificação do potencial de inovação e fomento dos projetos, a gestão de fomento pode buscar ativamente oportunidades de financiamento necessários. 
  • Melhoria na tomada de decisão estratégica: Uma visão holística dos projetos de inovação e dos recursos disponíveis, incluindo incentivos fiscais e oportunidades de fomento, facilita a priorização dos projetos mais promissores. 

 

Priorização de portfolio  

Por meio da priorização de portfólio, garante-se que os recursos sejam direcionados para os projetos com maior potencial de retorno sobre o investimento. Ao adicionar critérios de priorização de portfólio baseados nos dados relacionados a fomento público, será possível direcionar sua estratégia de inovação para as oportunidades de recursos. 

Os dados podem fornecer insights relevantes, direcionar a tomada de decisões e identificar oportunidades. Além de análises sobre as estratégias de investimento do governo em inovação, é possível adicionar critérios de priorização de portfólio, como por exemplo: 

  • incentivos fiscais 
  • tendências tecnológicas 
  • patentes 
  • TRLs  
  • ODSs apoiadas pelos órgãos governamentais 

 

A estratégia de inovação da empresa pode se beneficiar ainda mais dessas análises, à medida que também tem acesso a dados como: tendências emergentes, concorrentes que utilizam a Lei do Bem, empresas que tiveram seus projetos aprovados e obtiveram recursos em editais de fomento, entre outros.  

Os dados são a melhor forma de visualizar cenários complexos e em constante mudança, por isso, recomendamos que também leia o artigo ‘Como você tem utilizado os dados do ecossistema de inovação para apoiar a estratégia da sua organização?’ 

 

Recursos disponíveis para projetos de inovação e ESG  

Monitoramos ativamente o cenário nacional de fomento à inovação e ESG, e identificamos grandes montantes de recursos investidos pelo governo em projetos de inovação de produtos, processos, serviços, organizacionais e marketing.  

Detalhado o Mapa de Fomento à Inovação e ESG, é possível verificar uma fotografia do apoio financeiro indireto do governo, tais como os incentivos fiscais, e também o apoio financeiro direto, como bolsas de pesquisa, financiamentos, subvenções econômicas, títulos de dívidas, entre outros. 

 

As principais temáticas apoiadas nos últimos anos, pelos nossos levantamentos, estão relacionadas a:  

  • tecnologias 4.0 
  • materiais avançados 
  • Nanotecnologia 
  • descarbonização 
  • bioeconomia, e 
  • energia 

 

Nova política industrial 

Outro dado importante é o lançamento das diretrizes da nova política industrial que direcionará os investimentos públicos, elaborado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), um colegiado que reúne 21 órgãos governamentais e 21 representantes da sociedade civil/setor produtivo.  

Foram aprovadas seis missões prioritárias, sendo elas:   

  1. cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;  
  1. complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde;  
  1. infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades;  
  1. transformação digital da indústria para ampliar a produtividade;  
  1. bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações;  
  1. tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais. 

 

Mais dados, mais insights  

Portanto, a análise de dados desempenha um papel crucial na priorização de portfólio de inovação e ESG das empresas, bem como, na definição de sua estratégia de inovação, pois fornece as informações necessárias para avaliar o desempenho passado e as projeções futuras de projetos ou produtos.  

 

Essa abordagem orientada por dados ajuda as organizações a tomarem melhores decisões e a alocarem recursos de maneira eficaz para alcançar seus objetivos estratégicos. 

 

Dados aplicados na tomada de decisão 

A Abgi Brasil se dedica a unir seu conhecimento e experiência em fomento à inovação para a criação de ferramentas e estudos que geram impacto positivo nos nossos clientes. 

Atuamos na criação de critérios e métricas específicas para apoiar as empresas na priorização do portfólio de projetos de inovação e ESG. Além disso, atuamos na elaboração de estudos de mercado setoriais e inteligência de fomento, para empresas de todos os portes, a fim de prover a análise de dados para a tomada de decisão.  

Confira também o artigo: Análise de dados aplicada à gestão da inovação 

Neste sentido, temos abordado as mais diversas análises para compor estudos robustos e assertivos, tais como:  

  • uso de oportunidades de fomento por empresas e por setor,  
  • dados referentes à inovação aberta no Brasil, 
  • identificação de tendências tecnológicas a partir de patentes e inovações em setores específicos, 
  • mapeamento dos recursos disponíveis por entidades e agências de fomento, 
  • oportunidades para ativos para inovação, por exemplo, ex-tarifário.  

Assim, disponibilizamos uma visão para as empresas de quais órgãos de fomento, ministérios e setores são mais relevantes de serem monitoradas.  

Nossa área de transformação digital tem atuado para tornar essas análises cada vez mais automáticas e integradas, para apresentação em tempo real para nossos clientes. Temos trabalhado com várias bases de dados bem estruturadas, para que as análises mais relevantes sejam disponibilizadas para apoio à tomada de decisão. Entre em contato com nossos especialistas para realizar um diagnóstico dos seus processos e como podemos otimizá-lo. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários