ABGi Brasil participa do Corporate Day da Inova Unicamp

Com o tema, Fomentando o Desenvolvimento do Ecossistema de Campinas, a ABGi apresentou as oportunidades de fomento no país.
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Na última quinta-feira (14/03), a ABGi Brasil em parceria com a INOVA UNICAMP, promoveram o evento Corporate Day, em conjunto também, com diversos colaboradores do ecossistema local, como, Unicamp Ventures, E-Renova, CQMED e outras entidades. Foi um dia de interação com os importantes agentes empreendedores e que convertem tecnologia em soluções para a sociedade.

A responsável pela abertura do evento foi a ilustre professora Ana Frattini, Diretora-Executiva da INOVA Unicamp, ressaltando a importância da relação entre a universidade e o setor privado para o estímulo do desenvolvimento tecnológico, demonstrando os esforços do núcleo de inovação tecnológica da Unicamp em promover a interação dos agentes através da gestão das tecnologias desenvolvidas na universidade e incentivando o potencial de transformação dessas tecnologias em soluções inovadoras em colaboração com o setor privado, colocando a UNICAMP na posição de universidade mais inovadora do país e posicionando o ecossistema de Campinas em um grau elevado de maturidade nos processos de inovação.

A diretora da INOVA destacou o papel das unidades EMBRAPII dentro da Universidade Estadual de Campinas, enfatizando a inauguração de uma nova unidade, a E-RENOVA, para o estímulo da maturidade de tecnologias relacionadas a energias renováveis produzidas na academia.

O evento contou também com a presença de representantes do empreendedorismo do ecossistema local, apoiados pela UNICAMP. A Coordenadora de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da INOVA Unicamp, Mariana Zanatta Inglez, apresentou o papel do Parque Científico e Tecnológico da universidade, acolhendo empresas de base tecnológica, provenientes da UNICAMP ou não, e promovendo o desenvolvimento tecnológico e preparação das soluções para o mercado através da incubação de empresas e fornecimento espaço físico para pesquisa e trabalho. Além disso, a coordenadora também destacou a captação de recursos da FINEP para expansão das instalações e que através da construção da Vila de Startups possibilitará o aumento do impacto no ecossistema.

 

Oportunidades de Fomento existem

Há muitas oportunidades de recursos financeiros, porém poucas organizações conhecem e utilizam de forma estratégica.

A Diretora de Inovação e Transformação Digital da ABGi Brasil, Marina Loures, apresentou oportunidades de fomento e incentivos voltados ao público presente no evento, destacando a relevância das iniciativas como a Lei do Bem e Lei da Informática, assim como as oportunidades disponibilizadas por agências como a FINEP. “Nosso propósito é apoiar nossos clientes e parceiros a entender melhor as oportunidades e na aplicação das mesmas conforme suas necessidades. Cada oportunidade de fomento tem uma vocação. É importante entender o momento da sua organização, suas demandas, e assim mapear as oportunidades ideais” – concluiu.

 

Cases de Sucesso

Para exemplificar e contar um pouco do papel da ABGi, as empresas ProGT e Natura expuseram como a parceria apoiou no plano de alavancagem de recursos financeiros nas empresas.

No caso da ProGT, empresa fundada em 2015 e de forte base tecnológica, o Coordenador de Projetos de Inovação, Felipe Ogando, demonstrou a trajetória da companhia para o desenvolvimento de soluções inovadoras na operação de separadores líquidos, presentes em diversas cadeias da indústria nacional. Com alto risco envolvido no desenvolvimento tecnológico, a ProGT indicou a importância da ABGi Brasil na identificação dos projetos de inovação presentes na empresa e a busca por soluções financeiras, possibilitando a escalabilidade das tecnologias através de incentivos como a Lei do Bem e financiamentos diretos da FINEP.

No caso da Natura, uma empresa de longa história e tradição, e com suma importância na indústria nacional, o Gerente de Open Innovation, Thadeu Junqueira, destacou o papel da ABGi para o auxílio na construção de uma estratégia adequada para gestão do portfólio da companhia na captação de oportunidades de financiamentos e incentivos fiscais. Além disso, a empresa salientou a importância da construção de uma estratégia de captação de incentivos bem estruturada nas grandes organizações, pontuando o quanto estas oportunidades podem viabilizar os projetos internos, especialmente aqueles de alta complexidade e risco tecnológico elevado.

Atendimentos Individualizados

Ao fim das atividades, tivemos um pitch de 10 empresas incubadas no Parque Tecnológico da Unicamp, demonstrando o pleno potencial da UNICAMP, assim como os esforços da INOVA, no fomento ao empreendedorismo e geração de tecnologias inovadoras com potencial de impacto positivo na sociedade e no desenvolvimento tanto no nível regional, mas impactando também o ecossistema nacional de inovação.

Durante a tarde, ABGi Brasil atendeu diversas companhias do ecossistema local para apresentar possíveis soluções financeiras que possam contribuir com o desenvolvimento das atividades de inovação, indicando estratégias para que essas empresas possam captar recursos e incentivos.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários