
Recentemente a ABGI participou da atualização do MEI Tools, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Através do nosso suporte, foram incluídos ao documento instrumentos de apoio à inovação geridos por bancos de desenvolvimento, agências e fundações estaduais e regionais, já que a antiga versão da ferramenta só dispunha de instrumentos federais.
Nesta primeira edição de 2018, o documento contempla instrumentos de bancos de desenvolvimento, agências e fundações de cinco estados, um de cada região do país. Das cinco regiões brasileiras, foram prospectadas mais de 15 instituições, entre elas fundações de apoio (FACEPE, FAPEAM, FAPEG, FAPESP e FAPPR), agências e bancos de desenvolvimento (AFEAM, AGEFEPE, APD, BASA, BNB, BRDE, Desenvolve SP, FINEP, Fomento Paraná e Goiás Fomento). Ao todo, foram mapeadas em torno de 20 ações vigentes (chamadas públicas de subvenção econômica, fundos de investimento e linhas de financiamento) voltadas ao desenvolvimento de projetos de PD&I e apoio a empresas de base tecnológica.
Através deste trabalho, reforçamos nossa parceria com esses agentes, além de auxiliá-los na difusão e uso dos mecanismos. A ABGI está pronta para auxiliar novos empreendimentos e empresas já consolidadas que desejam aumentar o investimento em P&D com o apoio de instrumentos de fomento específicos para projetos de PD&I. Possuímos experiência na avaliação e ranking do portfólio de projetos de inovação, na seleção do instrumento mais adequado para cada projeto, considerando instrumentos nacionais e internacionais, bem como na elaboração da proposta para captação do recurso e prestação de contas junto aos órgãos de fomento.
Sobre o MEI Tools
O MEI Tools é uma ferramenta desenvolvida pela CNI para promover a inovação nas empresas. Sendo assim, foi criado um documento que reuniu informações atualizadas sobre os instrumentos de apoio nacional de financiamento e suporte técnico à inovação. O projeto conta com muitos parceiros e reúne informações atualizadas trimestralmente sobre os mecanismos de incentivo à inovação vigentes no país. Além de instrumentos geridos pelo setor público, este trabalho também conta com informações sobre mecanismos corporativos. Com ele, a MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e a CNI, buscam aproximar os agentes da inovação e aperfeiçoar o suporte para que a indústria brasileira se desenvolva de maneira contínua e sustentável.
O novo documento você confere em: http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2018/3/mei-tools-ferramentas-para-promover-a-inovacao-nas-empresas/