Governança corporativa: a base da cultura ESG

Entenda a relação entre governança corporativa e ESG e como implementar práticas que possibilitem a implementação de estratégias inovadoras.
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

A governança corporativa organiza os princípios e processos da gestão de uma empresa para assegurar que eles obedeçam às leis e normas, com foco no bom desempenho. É através dela que se conectam suas partes interessadas — colaboradores, fornecedores, acionistas e investidores — formando assim o ambiente de influência da empresa.

O notável avanço das preocupações de investidores, empresas, governos e indivíduos com questões climáticas e sociais tem consolidado o fim da chamada “doutrina Friedman”, segundo a qual o propósito primordial das empresas é a geração de lucros para os acionistas. 

Essa mudança da cultura organizacional é essencial  para a implementação das práticas que fundamentam o conceito do Ambiental, Social e Governança, do inglês Environmental, Social and Governance (ESG). Neste artigo, você entenderá:

  • a relação entre governança corporativa e ESG;
  • seus impactos no mercado corporativo;
  • como impulsionar estratégias de inovação e ESG na sua empresa.

Qual é a relação entre governança corporativa e ESG?

A governança corporativa é um dos três pilares dentro dos indicadores ESG, que também vislumbram os fatores ambientais e sociais dentro das instituições. Ela abrange um conjunto de ações a serem adotadas para: 

  • fortalecer a cultura da empresa e o controle dos processos internos;
  • manter sua responsabilidade, ética, equidade e compliance;
  • evitar práticas desleais, posturas inadequadas, fraudes e corrupção. 

Dentre seus papéis, também está inclusa a aplicação da transparência nos processos, garantindo a objetividade e os fluxos de informação para todos os envolvidos, estabelecendo uma relação de confiança em seu ambiente de influência.

A governança é a base de todas as iniciativas, práticas e projetos de ESG porque é seu papel garantir que haja coesão entre qualquer realização da empresa e os objetivos do negócio. Por isso, é importante que esteja alinhada à uma visão de desenvolvimento sustentável

Além disso, é a governança que determina padrões e critérios por meio dos quais se estabelece a cultura organizacional, que funciona como interface entre as práticas ESG e as estratégias de inovação.

A valorização da integridade humana e dos ecossistemas é um dos pilares de uma governança capaz de apoiar a implantação do ESG como parte dos negócios. 

Quais são os impactos da governança no mercado corporativo?

Um dos impactos mais notáveis das práticas de governança está relacionado à transparência e à prestação de contas. Isso tanto no aspecto financeiro, com relação à lisura das transações, precisão nos números referentes ao faturamento e despesas, pagamento de impostos e encargos sociais, quanto nos resultados de suas iniciativas para melhoria de indicadores sociais e ambientais.

Segundo o relatório “Risco, Governança Corporativa e Compliance”, da Fortune Business Insights, as atividades ligadas à governança corporativa movimentaram, em 2020, cerca de US$ 27 bilhões no mundo. Para 2028, a estimativa é que esse valor chegue a US$ 75 bilhões.

No Brasil, essas medidas ainda estão em estágio inicial. De acordo com a avaliação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a pontuação das empresas de capital fechado sobre a adoção de programas de governança corporativa é, em média, de 34,6 em uma escala até 100.

Como impulsionar estratégias de inovação e ESG?

Diante do exposto até aqui, fica claro que a instalação de uma cultura ESG passa, invariavelmente, pelo crivo da alta governança das empresas, responsável pela definição das estratégias e métricas adotadas pela instituição. 

Consciente dos desafios trazidos pela necessidade de implementar uma estratégia sólida, a Abgi se posiciona como uma consultoria pioneira focada na gestão estratégica dos recursos financeiros, processos e ferramentas para gestão de inovação e ESG. 

Apoiamos empresas de todos os portes que querem otimizar seus investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de forma ágil e segura. Para isso, trabalhamos em toda a cadeia de valor, desde o planejamento global até as atividades de rotina da equipe. 

Nossos serviços incluem: 

  • clipping do ecossistema de inovação e ESG;
  • radar das oportunidades de fomento;
  • mentoria para captação das oportunidades;
  • estruturação da governança para inovação e ESG; 
  • entre outros. 

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas e entenda como podemos alavancar seus projetos com soluções personalizadas.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários