6 passos para a escrita de um bom plano de negócios de inovação

O planejamento mais importante para “vender” sua ideia e captar recursos
Abgi

Abgi

Time multidisciplinar e especializado em recursos financeiros para inovação, processos e ferramentas.

« Retornar aos conteúdos

Pra que serve o fomento?

Os projetos de inovação possuem maior grau de incertezas e riscos e por isso devem ser analisados e conduzidos de forma diferentes do que projetos comuns, os quais sabe-se bem qual caminho percorrer e qual o resultado final.

Por isso existem os instrumentos governamentais de apoio para a inovação que entendem o contexto e os desafios que as empresas têm para inovar. O objetivo é compartilhar esses riscos com as empresas e instituições de pesquisa, aportando recursos financeiros em programas e projetos de inovação que tenham um impacto positivo no âmbito científico, econômico, social e/ou ambiental do país.

+ Leia também: Estratégia De Fomento à Inovação: O Que é e Quais Os Benefícios? 

Entretanto, o primeiro desafio da empresa é chegar ao recurso financeiro. A fim de selecionar os programas e projetos de inovação mais aderentes a receber esse apoio, as instituições de fomento muitas vezes exigem a apresentação de um plano de negócios que demonstre a viabilidade de desenvolvimento e implementação da inovação proposta, tendo em vista aspectos técnicos, financeiros e mercadológicos, o que não costuma ser nada fácil.


Como elaborar uma proposta de sucesso?

Pode-se considerar a elaboração de um plano de negócios consistente como a peça fundamental no processo de captação de recursos junto aos órgãos de fomento, além de elemento chave para que a empresa e seus parceiros tenham maior consciência da viabilidade e dos riscos associados à inovação proposta.

Neste e-book “6 passos para a escrita de um bom plano de negócios de inovação”, Marina Loures, Diretora de Inovação e Transformação Digital, apresenta as etapas essenciais à escrita do plano:

  1. Descrição, histórico e estratégia da empresa
  2. Objetivo do Plano de Negócios
  3. Capacidade empreendedora da empresa e dos parceiros
  4. Detalhamento dos projetos
  5. Capacidade comercial
  6. Orçamento e cronograma físico financeiro


Em cada passo, também há instruções e dicas sobre o que deve ser analisado e apresentado para garantir que o seu plano de negócios de inovação tenha sucesso na captação de recursos financeiros. Vale a leitura!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Comentários