Desde seu início, o Rota 2030 passou por diversas fases até se concluir de fato. Hoje o programa já conta com 32 empresas habilitadas, sendo 10 fabricantes de veículos e as demais 22 são empresas de autopeças e componentes fornecidos ao setor, o que é uma novidade no programa.
O Programa Rota 2030 é regulado pela Lei nº 13.755/2018 que estabelece a nova política para o setor automotivo, e que está estruturado em três pilares:

Esta habilitação das empresas diz respeito a apenas uma delas, que é o incentivo tributário que as empresas poderão receber ao investirem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Esta habilitação não é obrigatória, mas voluntária, e uma vez habilitada a empresa se compromete em investir um porcentual mínimo do faturamento em P&D.
Em troca a regra prevê o abatimento de 30% dos investimentos realizados no valor do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), limitado a 30% dos tributos a pagar – o desconto sobe para 45% se os aportes forem feitos no desenvolvimento de componentes considerados estratégicos.
A ABGI está à disposição para apoiar sua empresa na operacionalização segura de todos os benefícios do Programa Rota 2030, assim como já estamos trabalhando com sucesso com 8 habilitadas até o momento.
Veja a lista completa das 32 empresas habilitadas até agora ao Rota 2030:
Agrale
Borghetti Turbos e Sistemas Automotivos/Master Power
Brascabos
Brose
CNH Industrial
Dana
Delphi Powertrain
FCA Fiat Chrysler
Fras-le
General Motors
Gestamp
Iochpe Maxion
KLL Equipamentos de Transporte
Marcopolo
Mercedes-Benz
Metalmatrix Indústria Metalúrgica
Nelson Metalurgia
Prometeon Tyre
PSA Peugeot Citroën
RenaultRudolph Usinados
S Riko Automotive
Scania
Schulz
Setbus Soluções Automotivas
Valeo Climatização
Viemar Indústria e Comércio
Volkswagen
Volvo
Voss Automotive
WEG Drivers & Controls Automação
Weidplas Brasil Indústria e Comércio de Plásticos
